Conquistar os três pontos no duelo direto contra o Goiás foi importantíssimo para as pretensões do Bahia. O Esquadrão subiu duas posições e escapou do Z4 do Brasileirão, indo para a 16ª colocação. Mas a proximidade com a temida zona ainda é incômoda. De olho em uma arrancada na competição, o tricolor terá a força de sua torcida como grande aliada nas próximas rodadas.
A Arena Fonte Nova será o palco dos dois jogos em sequência do Bahia na Série A. O primeiro terá o Internacional como adversário e está marcado para a quarta-feira (18), às 21h30, pela 27ª rodada. Em seguida, é a vez de receber o Fortaleza, no sábado (21), às 18h30.
Embalar dois triunfos seguidos pode fazer a equipe do técnico Rogério Ceni enfim respirar na tabela. O Esquadrão vem flertando com a zona de rebaixamento ao longo do campeonato, e estava dentro do Z4 há duas rodadas. Mas, ao derrotar o Goiás na Serrinha por 6×4, ultrapassou o próprio Esmeraldino e o Vasco, e saiu da zona. Os dois times ficaram para trás com 27 pontos, enquanto o Bahia chegou aos 28.
A sequência contra Inter e Fortaleza significa duas partidas consecutivas sem logística de viagens e com todo o trabalho sendo desenvolvido no CT Evaristo de Macedo.
Além disso, a equipe terá o apoio da torcida, que vem fazendo bonito na Fonte Nova nesta Série A. O tricolor tem a quarta melhor média de público pagante deste Brasileirão: 37.022 pessoas. Só fica atrás do Flamengo (50.874), São Paulo (46.548) e Corinthians (39.331).
É preciso, porém, melhorar o desempenho como mandante. Em 12 partidas em Salvador, o Bahia somou apenas 16 pontos, com quatro triunfos, quatro empates e quatro derrotas. O aproveitamento, de 44,4%, é apenas 14º do Brasileirão.
Nos últimos dois jogos, o Esquadrão tropeçou na Fonte: ficou no 1×1 com o Vasco e perdeu para o Santos por 2×1. A última vez ganhou no estádio foi na goleada por 4×0 sobre o Red Bull Bragantino, no dia 20 de agosto.
Até o fim da Série A, serão sete partidas em casa. Após os duelos contra Inter e Fortaleza, a equipe vai receber o Fluminense (31ª rodada), Cuiabá (33ª rodada), Athletico-PR (34ª rodada), São Paulo (36ª rodada) e Atlético-MG (38ª e última rodada).
Visitante
Se o desempenho como mandante ainda é fraco, o mesmo pode-se dizer da performance como visitante. O aproveitamento longe de Salvador é de apenas 28,6%, com 12 pontos somados em 14 jogos. São três triunfos, três empates e oito derrotas.
O Bahia, porém, vem dando sinais de melhora nesse quesito. Dos últimos três duelos fora de casa, ganhou dois: aplicou 4×2 no Coritiba no Couto Pereira – na partida que marcou a estreia de Ceni – e fez 6×4 no Goiás na Serrinha. Entre eles, uma derrota: 1×0 para o Flamengo.
Vale citar que, depois da sequência em casa, o Esquadrão terá dois compromissos consecutivos fora, diante do Cruzeiro (29ª rodada) e do Palmeiras (30ª rodada). Correio da Bahia