O baiano Jurandy Oliveira (PP), de 82 anos, é deputado estadual mais velho do país, conforme levantamento feito pelo jornal O Globo. Ele iniciou em 2019 seu 10º mandato consecutivo e está no Legislativo da Bahia há 36 anos.

Atrás dele estão três parlamentares com nove mandatos. O paulista Campos Machado (PTB), de 79 anos, e os piauienses Themistocles Filho (MDB), de 61, e Fernando Monteiro (PRTB), de 67. O trio completou 32 anos de Parlamento.

De acordo com o O Globo, todos sobreviveram à onda de renovação política registrada nas urnas em 2018. Em São Paulo, mais da metade (50) das 94 cadeiras está ocupada hoje por quem estava sem mandato ou nunca havia tido um, a maior renovação desde 1994. Campos Machado terá como colega de legislatura deputados que têm de idade o que ele tem de tempo na Assembleia.

O deputado nasceu num dia 15 de janeiro, em Ipirá, no Centro Norte do estado. Um dos nove filhos de um casal formado em 1930. O pai, Alonso Gonçalves de Oliveira, era um fazendeiro com bastante influência na região. A mãe, Albina Cunha Oliveira, filha de portugueses, cujo nome é exaltado em uma escola municipal. Ao que parece, Jurandy reuniu em si as características mais políticas de seus pais