Os deputados federais Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) já começam a traçar uma estratégia para desbancar Hugo Motta (Republicanos-PB) da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, os parlamentares baianos querem apostar na polarização entre o PT do presidente Lula contra o PL de Jair Bolsonaro e o PP de Arthur Lira, que apoiam Motta.
A ideia de Elmar e Brito e atrair a bancada do PT para fazer frente ao bloco formando por PL e PP. Em um cenário otimismo, a dupla espera atrair até 324 deputados caso consigam os votos petistas. Essa quantidade votos seria alcançada com uma coalizão formada também por MDB, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Podemos, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSOL, Rede, Avante e PRD. Do outro lado, Elmar e Brito estimam Hugo Motta conte com o apoio da base bolsonarista, composta por PL, PP e Republicanos, que totaliza 186 deputados.
Na última semana, Marcos Pereira (Republicanos) desistiu de sua candidatura para apoiar Motta, que acendeu ao posto de favorito de Lira na disputa. Apesar disso, Elmar e Brito não abriram mão de suas candidaturas, mas passaram a negociar um apoio mútuo. Eles se reuniram na noite desta segunda-feira (9). Também participaram do encontro os ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho, ambos do União Brasil. Bocão News