A Polícia Civil registrou uma média 31 pessoas assassinadas por mês em Feira de Santana durante o ano de 2016. No total, foram 376 homicídios. O índice é 30% maior do que o registrado em 2015, quando 289 assassinatos ocorreram. Para a polícia, o tráfico de drogas é o maior causador dos crimes. 
 
Ainda segundo o balanço da polícia, os homens lideram as estatíscas do número de vítimas, sendo 70% dos casos. A maioria dos assassinados tinham entre 18 e 24 anos. Os dados apontaram que os bairros mais perigosos da cidade são o Tomba, com 28 homicídios; Campo Limpo, com 24; Aviário, com 23; e o Centro da cidade, com 21 registros.
 
“Hoje a bandidade está demais, ninguém anda seguro”, lamentou o morador do Tomba, Heraldo Santos. Ele ressaltou que durante a noite o perigo é ainda maior: ''De noite ninguém anda''. Segundo Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, 70% dos casos possuem ligação direta com o tráfico de drogas. G1
 
Ele conta que a polícia está estudando novas estratégias para reduzir o índice de violência na cidade. “Atualmente, temos três facções atuando na cidade. Então, em 2017, vamos intensificar bastante a luta contra essas facções para tentar diminuir o número de homicídios”, pontuou Coutinho.