Baleias jubarte foram vistas na costa marítima de Morro de São Paulo, destino turístico da cidade de Cairu, no baixo sul da Bahia, nesta quarta-feira (28). Os mamíferos foram flagrados próximos à Ilha do Caitá, na Terceira Praia.

Em imagens feitas pelo fotógrafo Bruno Arndt, é possível identificar uma baleia o seu filhote pulando nas águas. Em entrevista ao g1, ele comentou a sensação de presenciar o espetáculo dos animais.

“Foi mágico. É incrível presenciar um show dessa grandeza, nós (humanos) percebemos o quanto somos pequenos em meio à natureza”, disse Bruno Arndt.

O fotógrafo afirmou que o espetáculo dos mamíferos durou poucos minutos e que todos os presentes ficaram encantados com a beleza dos animais. “Foram poucos minutos, mas ficam marcados. Não é a primeira vez que vejo, mas, com certeza, foi especial”, afirmou ao g1.

Nesta semana também foi registrado uma aparição de baleias jubartes na Bahia. Os mamíferos foram flagrados na Baía de Todos-os-Santos, na segunda-feira (26), em uma área distante da costa, no Terminal da Feira de São Joaquim e na praia do Porto da Barra, uma das mais famosas da capital.

Nesta época do ano, é comum as baleias aparecerem no litoral baiano. Elas saem da Antártica e viajam cerca de dois meses até as águas quentes no litoral brasileiro para o período de reprodução, que dura entre julho e novembro.

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, que trabalha com o monitoramento e conservação da espécie, a população dos animais já chega a 25 mil no Brasil. A expectativa é que os mamíferos apareçam ainda mais até o fim da janela reprodutiva.

O instituto alerta que as embarcações devem manter distância mínima de 100 metros das baleias, para evitar acidentes. Até a segunda-feira (26), ocorreram seis encalhes dos animais, o que é considerado dentro do padrão para o período. G1