A embarcação que afundou e deixou 4 pescadores mortos em um trecho do Rio São Francisco, na cidade Xique-Xique, no norte da Bahia, estava com sobrepeso, segundo informações da Polícia Militar. O órgão informou que o barco tinha capacidade para 4 pessoas, mas transportava 6 pescadores no momento do acidente. O caso ocorreu neste último domingo (2). Quatro homens morreram e dois conseguiram escapar.

 

De acordo com a Polícia Militar, todas as vítimas, inclusive as que conseguiram se salvar, estavam sem coletes salva-vidas. Os corpos de Jebson Luis dos Santos, de 29 anos, Washington Bispo dos Santos, de 39 anos, e Mário Jorge dos Santos Matos, de 52 anos, foram enterrados nesta última terça-feira (4), no cemitério da cidade segundo informações do G1.

 

Até por volta das 16h20, Bartolomeu Mariano Bento, de 42 anos, última vítma a ser encontrada pela Polícia Militar, ainda não tinha tido o corpo liberado do IML. Os corpos de Jebson Luis dos Santos e Washington Bispo dos Santos foram os primeiros a serem encontrados pela PM. Eles foram localizados na manhã da segunda-feira (3). No mesmo dia, à tarde, a Polícia Militar encontrou os corpos dos dois últimos pescadores que desapareceram.

 

Mário Jorge dos Santos Matos, foi localizado por volta das 13h, e Bartolomeu Mariano Bento, por volta das 16h. As vítimas pescavam, quando a embarcação afundou. Givaldo Pereira dos Santos, de 46 anos, e Raniere Santos de Souza, de 22 anos, conseguiram escapar. Os dois sobreviventes nadaram até a margem e pediram socorro.

 

As buscas começaram ainda no domingo, mas apenas o barco foi achado. Em nota, a PM informou que, para auxiliar na localização das vítimas, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido usou duas embarcações, em parceria com a Marinha do Brasil e pescadores da região. Equipes do 7° Batalhão também atuaram na ocorrência.