EC Bahia

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, revelou nesta última segunda-feira (29), a expectativa da volta das partidas de futebol em julho. Segundo o mandatário do Esquadrão, essa volta, projetada “com muita cautela”, depende apenas do aval das autoridades. No último domingo (28), o Bahia Notícias revelou que a Federação Bahiana de Futebol (FBF) prepara a retomada do estadual.

“A gente já voltou aos treinos e entramos na terceira semana de testagem de atletas. No segundo ciclo não tivemos nenhum novo contaminado, hoje fizemos o terceiro e esperamos não ter nenhuma contaminação. Em relação aos jogos, temos a expectativa de que governador e prefeito liberem os jogos em julho e, após essa liberação, com muita cautela, sem pressa e se tivermos condições, estamos preparados para voltar. Naturalmente isso cabe às autoridades sanitárias”, declarou, em entrevista à CNN Brasil.

Apesar de aceitar a volta das partidas, Bellintani diz ser contra a presença de público neste momento. O argumento é o futebol ao redor do mundo, que segue sem torcedores. No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma medida para a volta dos torcedores no dia 10 de julho.

“Entendo que não é o momento de retornar ao futebol com público. Nenhum lugar do mundo voltou e o meu posicionamento, pelo cenário da Bahia que vejo, o mais coerente é haver a volta dos jogos e somente após o estudo dos jogos sem público, eventualmente, no momento, com autorização das autoridades que entendem. No primeiro momento acho um pouco temeroso, já que nenhum outro lugar do mundo voltou”, indicou.

Bellintani também falou sobre o Campeonato Brasileiro e indicou que os jogos estaduais podem servir como uma boa experiência para começar a competição nacional.

“Entendo que isso tudo é um processo. Na Bahia temos discutido a volta da Copa do Nordeste. Sendo rigoroso no protocolo e na fiscalização do cumprimento desse protocolo, entendo que é bem possível voltar. Dando certo esse protocolo, com campeonatos que ainda não tem circulação entre estados e municípios, a gente volta a pensar no Brasileiro para agosto. Tudo é um processo. A gente voltou com treino, aprendeu, voltamos com os regionais sem público, testa a segurança para voltar o Campeonato Brasileiro com viagem e rigor nos protocolos. Estamos entendendo que cada processo vai avançando positivamente”, explicou. (BN)