Foto: Raphael Zarko

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, se posicionou na noite desta segunda-feira a respeito da possibilidade de paralisação do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, como forma de evitar o avanço do contágio pelo coronavírus. A suspensão seguiria postura adotada pela CBF, que determinou a suspensão das competições de âmbito nacional.

Para Bellintani, o caminho é suspender as partidas do Nordestão e do Baianão. Ele explicou a dificuldade que seria enfrentada por clubes de menor poder de investimento, mas avaliou que “não será possível continuar”.

  • Baiano: principal problema está nos clubes menores, que não conseguem alongar contratos com atletas. Continuar com portões fechados seria um caminho. Mas representa risco.

“Tentamos, mas entendo que não será possível continuar. Nossa solidariedade aos combativos clubes do interior”, escreveu.

Nesta tarde, a Federação Bahiana de Futebol já havia anunciado que o Baianão teria continuidade com portões fechados. A FBF decidiu realizar as partidas restantes da primeira fase, que estão marcadas para os dias 22 e 25 deste mês.

Poucas horas após a divulgação da primeira nota, a FBF anunciou que a rodada de encerramento da primeira fase, inicialmente prevista para o dia 29, seria antecipada para o dia 25, uma quarta-feira, com os cinco jogos realizados às 20h30.

Copa do Nordeste também deve ser paralisada

Bellintani ponderou que as viagens necessárias para a disputa das partidas torna a situação do torneio regional ainda mais preocupante. Segundo o dirigente, a expectativa é de que a Liga do Nordeste se pronuncie em breve para anunciar a paralisação da competição.

  • Copa do NE: ainda mais difícil, pois há deslocamento por avião. A Liga do Nordeste deve se posicionar em breve, mas acredito que com as restrições de autoridades locais, exigências de atletas e árbitros, o caminho será tb suspender. Esse é o posicionamento do Bahia.

De acordo com apuração do GloboEsporte.com, a Liga do Nordeste deve, de fato, anunciar a suspensão da competição regional. A princípio, a ideia era de que fosse disputada a última rodada da primeira fase com portões fechados ao público. Mas conforme esta segunda-feira passou, houve pressão por parte de alguns clubes, principalmente por conta de questão de viagens de avião. A recomendação do Ministério Público do Ceará de suspender o futebol no estado também pesou.

A Copa do Nordeste tem oito partidas previstas para acontecer na última rodada da primeira fase. Todas elas ainda estão marcadas para as 16h do próximo sábado, dia 21 de março. As novas datas não devem ser definidas neste primeiro momento. Neste cenário, Confiança-SE, CSA-AL, Imperatriz-MA, Ceará, Náutico, América-RN, Vitória e Santa Cruz viajariam para jogar fora do estado de origem. Globoesporte