EC Bahia

A classificação do Bahia sobre o Botafogo-PB, na noite deste sábado, à semifinal da Copa do Nordeste, foi permeada por polêmicas de arbitragem. Quando vencia por 2 a 1, o Tricolor viu o árbitro anular um gol legal do Belo. Quatro minutos depois, o time comandado por Roger Machado ainda ampliou o placar, mas Fernandão estava em posição de impedimento. No final das contas, o Bahia venceu o jogo por 3 a 1 e vai enfrentar o Confiança na próxima fase da competição.

A situação fez o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, se manifestar nas redes sociais. O dirigente afirmou que a equipe mereceu avançar e também foi prejudicada pela arbitragem por um pênalti não marcado em Élber. Por fim, defendeu que o clube luta pela implementação do VAR na Copa do Nordeste.

– Bahia se classificou merecidamente. Mas três lances mudariam o resultado do jogo. Gol legal anulado do Botafogo-PB, gol irregular do Bahia e pênalti não marcado em Élber. Bahia sempre lutou pelo VAR no Brasileirão. Está na hora do VAR na Copa do Nordeste. É um avanço necessário – disse Bellintani.

Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE) apitou o jogo desta noite, auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE). Logo após o confronto, o técnico Roger Machado já havia lamentado a ausência do VAR em fases decisivas de torneios como a Copa do Nordeste. Ainda assim, ele afirmou que os erros de arbitragem não mudam o sentimento com relação à classificação à semifinal do Nordestão.

– Não muda o sentimento [a classificação em uma partida que teve erros de arbitragem]. Os erros já aconteceram contra a gente também. Só fico me questionando por que uma competição com este nível, organizada pela CBF e que não coloquem VAR nestas fases decisivas. Isso evitaria todo esse desgaste, à medida que é um jogo só, eliminatório. Não tira a nossa satisfação e alegria da vitória, obviamente, mas a gente se ressente, porque, às vezes, o esporte é injusto, em determinados momentos. Como já foi com a gente – opinou o treinador do Bahia. Globoesporte