Dom Valdemir Ferreira, Bispo da Diocese de Amargosa, emitiu nota após uma reunião extraordinária na quarta-feira (18), sobre as recomendações pastorais diante da pandemia mundial de coronavírus. Dom Valdemir orienta que as missas sejam realizadas, sobretudo aos domingos, com equipe mínima composta por, (padre e poucos auxiliares), e que sejam transmitidas pelos meios de comunicação (rádio e facebook). O Bispo ressaltou que está sintonizado com o Papa Francisco, “este tempo deverá ser vivido em espírito de oração, e que a família esteja reunida em seus lares buscando refletir a Palavra de Deus e se protegendo”, disse.
Dentre as medidas tomadas destacam-se:
- Suspensão de procissões, caminhadas penitenciais, festas de padroeiros, encontros pastorais, grupos de orações e funerais.
- As celebrações deverão acontecer de portas fechadas, com equipe minima necessária, principalmente aos domingos, porém com transmissão dos variados meios de comunicação, facilitando assim o acompanhamento das pessoas.
- As igrejas conforme costume e possibilidade deverão permanecer abertas para oração e visitação pessoal
- Recomenda-se o incremento da oração da família e realização de círculos bíblicos com a leitura da Palavra de Deus
- As secretarias paroquias devem continuar sua rotina de atendimento, atentando para os cuidados com a higiene e orientações das autoridades sanitárias.
- A Semana Santa, com sua especial e própria programação, será analisada posteriormente.