Há poucos dias da Black Friday 2018, o comércio brasileiro começa a perceber a movimentação dos consumidores. Muitos brasileiros já estão acompanhando os preços dos produtos que desejam adquirir. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado, aproximadamente 37% das compras da Black Friday são antecipação para o Natal.

 

Segundo a pesquisa Varejo e Consumo, os itens mais desejados no país são eletrônicos (68%), Eletrodomésticos (50%) e Vestuários (49%). Seguida de livros (26%); serviços/ produtos de beleza (24%); viagens/ passagens aéreas (18%); games (18%); artigos esportivos (16%); cupons promocionais (14%); e carro e moto/ artigos para carro e moto (6%).

 

Já os que vão presentear, preferem optar por Vestuários (53%), Eletrônicos (44%) e Livros (39%). Vale destacar o crescimento do segmento de viagens. Muitos brasileiros esperam a data para aproveitar a black Friday passagens e conseguir preços mais atrativos para destinos nacionais e internacionais. Segundo estudo do Ebit, o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday de 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado.

 

O gasto médio será de R$ 1.283,00. Em 2017, o gasto médio dos consumidores na data (soma de compras online e off-line) foi de R$ 1.178, segundo o Ebit. A pesquisa online da SBVC consultou 403 consumidores, em quatro Estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal, entre os dias 10 e 21 de setembro.