EC Vitória

A bola parada é uma arma importante em uma partida de futebol e o Vitória está utilizando muito bem na Série B. Ela é responsável por 45% dos gols marcados pelo Leão.

O time comandado por Léo Condé balançou a rede através desse recurso em todos os quatro confrontos disputados nesse começo do campeonato. Dono do ataque mais eficaz entre os 20 clubes, o rubro-negro comemorou 11 gols, cinco deles através de cobranças de faltas, escanteios ou pênaltis.

A vitória por 3×0 contra o Botafogo-SP, na última sexta-feira, em jogo antecipado da 5ª rodada, começou a ser construída com a bola parada. Aos 34 minutos do 1º tempo, Giovanni Augusto cobrou falta na área e o volante Léo Gomes, com as costas, abriu o placar no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

Outros quatro gols já tinham sido marcados através da bola parada nas rodadas anteriores. Na estreia com triunfo por 3×0 contra a Ponte Preta, a artilharia do Vitória na competição foi inaugurada assim. Zeca cobrou falta direta, o chute forte venceu a barreira e colocou a bola na rede aos 19 minutos do primeiro tempo, no Barradão.

Os dois gols de pênalti assinados por Léo Gamalho na vitória por 3×0 contra o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal, foram os únicos de bola parada marcados no segundo tempo. O centroavante converteu aos 38 e aos 47 minutos da etapa final.

Contra o Londrina, o Vitória registrou o único gol do time na competição em consequência de escanteio até o momento. Osvaldo cobrou e o zagueiro Wagner Leonardo fez de cabeça aos sete minutos do 1º tempo, no triunfo por 2×0, no Barradão.

Antes da Série B, o Leão só havia marcado dois gols de bola parada em 20 jogos na temporada. Em 2 de fevereiro, no 2×0 contra o Jacobinense, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano, o meia Diego Torres cobrou falta direta e acertou o ângulo. Na rodada seguinte do estadual, o mesmo Diego Torres contribuiu para um gol em consequência de uma cobrança de falta. Ele levantou na área e Léo Gamalho usou a cabeça para estufar a rede no triunfo por 2×1 contra o Atlético de Alagoinhas.

Para seguir incrementando a estatística, o Vitória vai precisar ser eficiente na bola parada também contra o Ceará. O jogo adiado da 4ª rodada será disputado na quarta-feira (10), às 19h, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Com 12 pontos, o rubro-negro é o segundo colocado na tabela de classificação. Foi ultrapassado pelo Criciúma, que tem uma partida a mais e 13 pontos. Um empate com a equipe cearense é suficiente para retomar a liderança porque o saldo de gols é melhor do que o do atual líder catarinense (11 contra 5).

Raio-X da bola parada do Vitória na Série B:

Vitória 3×0 Ponte Preta – 1ª rodada
O primeiro gol do jogo foi anotado em cobrança de falta direta assinada por Zeca, aos 19 minutos do 1º tempo.

ABC 0x3 Vitória – 2ª rodada
De pênalti, Léo Gamalho marcou o segundo e o terceiro gol da partida, aos 38 e aos 47 minutos do 2º tempo.

Vitória 2×0 Londrina – 3ª rodada
Osvaldo cobrou escanteio e Wagner Leonardo, de cabeça, estufou a rede, aos 7 minutos do 1º tempo.

Ceará x Vitória – 4ª rodada
O jogo adiado será disputado na quarta-feira (10), às 19h.

Botafogo-SP 0x3 Vitória – 5ª rodada
Giovanni Augusto cobrou falta e Léo Gomes, com as costas, abriu o placar, aos 34 minutos do 1º tempo.

(Correio da Bahia)