Aos 36 anos, a deputada estadual Talita Oliveira (PSL) é a única parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que não tomou uma dose sequer da vacina contra o coronavírus, conforme levantamento feito pelo BNews com os 63 deputados que integram o Parlamento baiano. A gestora pública foi eleita com 26.096 votos em 2018, a segunda mais votada do partido – atrás apenas de Capitão Alden.

Os dois ganharam nas urnas tendo como puxador de votos o presidente Jair Bolsonaro. Na AL-BA, eles são os únicos bolsonaristas ferrenhos. Mas, ao contrário de Talita, o policial militar tomou as duas doses do imunizante. Na última quarta-feira (15), a deputada apresentou um Projeto de Lei para barrar a possível obrigatoriedade da carteira de vacinação contra Covid-19 em espaços públicos. Para ela, a proposta visa garantir os direitos constitucionais das pessoas que não quiserem se vacinar.

Na ala de primeira dose do imunizante estão Marcelinho Veiga (PSB), Osni Cardoso (PT), Diego Coronel (PSD), Niltinho (PP), João Isidório (Avante), Luciano Simões Filho (DEM) e Mirela Macedo (PSD). Já 54 parlamentares já completaram o ciclo vacinal, inclusive Rogério Andrade Filho (PSD), que tem 24 anos. O filho do ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus Rogério Andrade tem comorbidade e, por isso, já tomou a segunda dose da vacina.

Apenas os deputados Robinho (PP) e Vitor Bonfim (PL) não revelaram – seja para reportagem ou nas redes sociais – se tomaram ou não a vacina. A deputada Jusmari (PSD), que tomou as duas doses da vacina, disse que já exercendo normalmente o trabalho de forma presencial.

“Já estou desempenhando todas as atividades parlamentares presencialmente. Comissão da Agricultura, abro da sala das comissões, e votação vou ao plenário”, contou. A Assembleia reabriu, no dia 2 de agosto, o plenário para participação presencial dos parlamentares durante as sessões deliberativas. De lá pra cá, a Casa teve seu maior quórum presencial na última terça-feira (14), quando aprovou por 50 votos a 2 a indicação de Nelson Pelegrino para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). BNews