Agência Brasil

Pelo menos nas redes sociais, as discussões foram dominadas por políticos e influenciadores bolsonaristas. Das 20 contas que mais repercutiram e geraram engajamento no Facebook e no Twitter, 14 são da base de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e apenas seis são opositores dele.

Esses dados divulgados pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, fazem parte de um levantamento da consultoria .MAP, que foi feito a partir da análise de 1,4 milhão de posts em perfis públicos entre 1º de janeiro e 17 de dezembro. O engajamento é avaliado com base nas curtidas, comentários e compartilhamentos.

Dados detalhados indicam que o mais influente foi o próprio presidente Jair Bolsonaro, responsável por 10,9% de toda a repercussão gerada por políticos sobre temas como política, economia e bem-estar. Em segundo lugar, está o terceiro filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), com 5,8% de engajamento. Já na terceira posição ficou o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), atualmente apoiador ferrenho do governo.

Entre os opositores, o perfil que mais mobilizou usuários das redes sociais foi o candidato à Prefeitura de São Paulo na última eleição, Guilherme Boulos (PSOL). Ele é o quarto colocado da lista. De acordo com a coluna, outros nomes desse setor são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (11º), o governador do Maranhão, Flávio Dino (18º) e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (20º).