Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (23) que não vê problema em uma criança de 8 a 10 anos praticar tiro esportivo, desde que, “obviamente”, acompanhada por um responsável. Segundo o presidente, é preciso ensinar para menores que arma de fogo é um objeto perigoso.

Bolsonaro participou de um café com jornalistas no Planalto, no qual comentou o novo decreto sobre armas e munição publicado pelo governo na quarta (22). O novo decreto fixou em 14 anos a idade mínima para praticar tiro esportivo e determinou a exigência de autorização de ambos os responsáveis do adolescente, ou de apenas um deles, na falta do outro.

O texto anterior, publicado pelo governo em 8 de maio, não estabelecia limite de idade e permitia a prática de tiro com o aval de apenas um dos responsáveis legais. Antes dos decretos, crianças e adolescentes só podiam praticar tiro com autorização judicial.

O presidente falou sobre a prática de tiro por menores ao responder se estava frustrado com as mudanças no decreto que flexibilizou o uso de armas no país. A flexibilização era uma promessa de campanha do presidente.

Bolsonaro disse que recuou em alguns pontos para não perder todas as mudanças estabelecidos pelo primeiro decreto, já que há questionamentos na Justiça em relação à medida. Em seguida, Bolsonaro relatou que seus filhos praticaram tiro desde muito jovens. Por Andréia Sadi/G1