O presidente Jair Bolsonaro ironizou resultado da pesquisa Datafolha em publicação no Twitter. O levantamento divulgado neste último domingo (7.abr.2019) pela Folha de S. Paulo aponta que o militar tem a pior avaliação em 1º mandato após 3 meses de governo.

O presidente foi questionado sobre o levantamento por jornalistas da Folha ao sair do Palácio da Alvorada. Respondeu que não irá “perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha”. “Tem 1 item lá de que Lula e Dilma são mais inteligentes do que eu. Valeu, Datafolha”, disse Bolsonaro.

O militar refere-se ao dado da pesquisa que mostra que 58% dos entrevistados consideram Bolsonaro muito inteligente, ante 39% que o consideram pouco inteligente. Há ainda uma comparação com os ex-presidentes petistas Lula e Dilma, referente ao período dos 100 dias de seus respectivos governos.

No levantamento realizado em 31 de março e 1ª de abril de 2003, 69% dos entrevistados consideravam Lula muito inteligente, e 24%, pouco inteligente.

O levantamento de 15 e 16 de março de 2011, no início do 1º mandato de Dilma, apontou que 85% dos entrevistados consideravam a então presidente muito inteligente, e 9%, pouco inteligente.

A PESQUISA DIVULGADA NESTE DOMINGO
Jair Bolsonaro completou 3 meses no Palácio do Planalto e registra a pior avaliação nesse período de governo entre os todos os presidentes eleitos para 1º primeiro mandato desde a redemocratização: 30% dos brasileiros consideram a gestão atual ruim ou péssima.

O presidente completa 100 dias de mandato na próxima 4ª feira (10.abr.2019). Com o mesmo tempo de governo, antecessores de Bolsonaro tiveram melhor desempenho.

Fernando Collor (então no PRN) era reprovado por 19% em 1990, enquanto Fernando Henrique Cardoso (PSDB) marcava 16% de índices ruim ou péssimo em 1995.

Os petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, alvos frequentes de críticas do atual presidente, eram mal avaliados apenas por 10% e 7% da população ao fim dos primeiros 3 meses de governo.

Na série histórica, Dilma é quem teve numericamente a melhor avaliação no período de mandato: 47% de ótimo ou bom em 2011.

SESSÃO DE FOTOS E MAIS CRÍTICAS
Vestido com uma camisa polo branca, com seu nome bordado em dourado, Bolsonaro tirou fotos e cumprimentou apoiadores ao sair do Palácio da Alvorada neste domingo (7.abr.2019). Em sua conta no Twitter, o presidente tuítou sobre a “sessão de fotos” e aproveitou para continuar ironizando a pesquisa Datafolha sobre sua popularidade. (Poder360) Foto: Divulgação