Foto: O Globo

O presidente Jair Bolsonaro deseja autorizar a prática de caça submarina na região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Para conseguir, ele terá que revogar o decreto 98.864/90, do ex-presidente José Sarney, que torna a área uma Estação Ecológica e proíbe a pesca na região.

Bolsonaro revelou em entrevista ao programa Luciana by Night, da Rede TV, na noite de terça-feira (7), quando relembra que abandonou o esporte depois de ter recebido uma facada durante a campanha eleitoral em 2018.

“Pretendo implementá-la ali na região de Angra. Lá é uma Estação Ecológica demarcada por decreto presidencial. Estamos estudando nesse sentido, né, revogar isso aí e abrir aquela área para fazer um turismo, realmente, que o Brasil merece. A iniciativa privada vai investir ali naquela região, e quem sabe nós tenhamos uma Cancún aqui na baía de Angra brevemente”.

Vale ressaltar que em 2012, em Angra, o presidente foi multado pelo Ibama em R$ 10 mil depois de ser flagrado pescando na área protegida. No início deste ano, o instituto cancelou a multa.

Jair Bolsonaro reiterou seu desejo nesta última quarta-feira (8), durante discurso na cerimônia de homenagem ao Dia da Vitória, no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.

“A Estação ecológica de Tamoios não preserva absolutamente nada e faz com que uma área rica, que pode trazer bilhões [de reais] por ano para o turismo, está parada por falta de uma visão mais objetiva, mais progressista disso daí”, afirmou o presidente.