Não era BIC a caneta usada pelo presidente Jair Bolsonaro para assinar sua posse e a de ministros no Palácio do Planalto em Brasília. Apesar do debate gerado pelo uso da marca da caneta popular nas redes sociais, o modelo usado pelo presidente é da Compactor, empresa 100% nacional. A BIC é francesa. A Compactor publicou um post no Instagram afirmando que a posse foi assinada com uma Compactor Economic.
“Presidente @jairmessiasbolsonaro assinou a pose com a Caneta 100% brasileira. Compactor Economic. Uma honra ver nossa marca ajudando a esc rever um capítulo tão importante na história do país”. O post recebeu mais de 57 mil curtidas. Vários internautas sugeriram uma edição especial verde e amarela em homenagem a Jair Bolsonaro segundo o Extra.
O twitter oficial do presidente Jair Bolsonaro retribuiu: “Nós é que agradecemos a ótima qualidade e preço da caneta!” A caneta BIC custa em torno de R$ 0,90 a unidade. A Compactor Economic pode ser encontrada por R$ 0,55. O uso de uma caneta popular por Bolsonaro foi alvo de diversos comentários nas redes sociais, boa parte deles comparando com Lula, que, na posse, usou uma Montblanc banhada a ouro, que recebeu de presente.