Foto: Getty Images via BBC/G1

A variante Delta do coronavírus, que tem colocado em alerta até países “zero Covid”, já foi identificada em 287 casos no Brasil até a terça-feira (3).  Conforme dados do Ministério da Saúde, a variante, classificada como “de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi responsável por 21 mortes no Brasil, sendo 12 delas no Paraná.

De acordo com reportagem do Estadão, foram registrados 40 novos casos da Delta nos últimos cinco dias. O número mostra que a cepa está avançando nos estados brasileiros. Na Bahia, a Secretaria da Saúde (Sesab) afirmou na quinta-feira (5) que nenhum caso na variante foi identificado. A situação que merece mais atenção até o momento é a do Rio de Janeiro, que tem 101 ocorrências da variante Delta.

As 21 mortes atribuídas a variante foram registradas em cinco estados: Maranhão (1), Paraná (12), Rio de Janeiro (4) e Distrito Federal (4). Segundo o Ministério da Saúde, os dados são atualizados a partir das notificações das secretarias estaduais de saúde e são dinâmicos. Desse modo, os números ainda podem sofrer alterações após investigação feita pelas gestões locais.

Na semana passada a OMS alertou que com a disseminação da variante Delta, o mundo corre o risco de perder os avanços conquistados no combate à Covid-19. Mas as vacinas aprovadas pela entidade continuam eficazes. Segundo informações do Washington Post divulgadas pelo Estadão nesta sexta-feira (30), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) descreveu a variante como tão transmissível quanto a catapora e alertou que poderia causar doenças graves. (BN)