Diego Vara/Agência Brasil

O Brasil ultrapassou 1 milhão de casos de coronavírus na tarde desta sexta-feira (19), segundo um boletim divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias de Saúde dos estados. Os números atualizados às 14h mostram 48.427 mortes pela covid-19 e 1.009.699 casos confirmados da doença.

O balanço anterior foi divulgado ontem às 20h. Desde então, AC, CE, DF, GO, MT, MS, MG, PE, RN, RR, SP e TO divulgaram novos dados que foram acrescentados no boletim atual. O consórcio é parceria entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. O número, porém, é sabidamente inferior ao real de pessoas que já foram contaminadas no país.

Estudo epidemiológico conduzido pela Universidade Federal de Pelotas, que investiga a prevalência do novo coronavírus em cidades brasileiras com testes sorológicos, num modelo parecido com o de uma pesquisa eleitoral, observou a ocorrência de 6 pessoas infectadas para cada uma oficialmente identificada.

O dado é válido para as 133 cidades onde foi feita a pesquisa, pondera o epidemiologista Pedro Hallal, coordenador do estudo e reitor da UFPel, e não deve ser extrapolado para uma estimativa para todo o País. “Mas certamente já estamos na casa dos milhões. Podem ser cinco, seis, nove milhões”, afirma. Correio