Os últimos dez anos representaram uma verdadeira revolução na forma de consumir entretenimento. A chegada de serviços de internet mais eficientes e a popularização de ferramentas de download e streaming de filmes e séries, por exemplo, alavancaram o consumo de internet por parte dos jovens em todo o país. É natural, portanto, que aos poucos a TV a cabo perca espaço. Ela não vai necessariamente desaparecer.

 

Mas é inevitável que divida espaço com serviços de conteúdo personalizável. Afinal, por que assistir apenas ao que sua TV oferece quando você tem escolhas praticamente infinitas na internet? De acordo com o IBGE, esse crescimento do streaming e das diferentes formas de download tem impactado diretamente nos hábitos de consumo.

 

Segundo um levantamento da divisão de pesquisa de tecnologia da informação, 81,8% dos brasileiros que estão conectados utilizam a internet para assistir a filmes, séries e vídeos. Esse número representa um crescimento de 7,2% em relação a 2016. Em contrapartida, o número de assinantes de televisão por assinatura vem caindo. Do ano de 2016 para 2017, a mesma pesquisa apontou que 1,5 milhões de brasileiros desistiram de assinar o serviço.

 

De uma população de 200 milhões de brasileiros, 96,6% possuem uma televisão em casa, mas apenas 32,8% mantém um serviço de TV a cabo. É inegável que a ascensão de serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, Google Filmes e até mesmo Globoplay e YouTube influenciam nesse lento abandono do modelo de assinatura a cabo.