Foto: Betto Jr. / Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse ontem que o União Brasil, partido resultante da fusão entre DEM e PSL, considera apoiar Ciro Gomes como candidato à Presidência em 2022. O apoio acontecerá caso a legenda não lance uma candidatura própria. Ele disse, inclusive, que votou no pedetista nas eleições de 2002.

“Em 2022, o objetivo maior é ter uma candidatura própria. O ex-prefeito [ACM Neto] também disse isso, na presença de Ciro Gomes, que é parte interessada em ter esse apoio. Ter uma candidatura própria é conseguir ter um nome que reúna o sentimento da população e que possa ser essa caixa de ressonância. Se não for possível, nós vamos ver qual o posicionamento. E o ex-governador, ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes é uma das opções, dentre outras que existem”, declarou, em coletiva de imprensa.

A União Brasil tem hoje o ex-ministro Henrique Mandetta como pré-candidato. Bruno afirmou ainda que a definição da estratégia do União Brasil deve sair no início do segundo semestre de 2022. “Até lá temos um primeiro período, até abril, de fortalecimento do partido, de trazer candidatos a governador, senador, deputado, montar um palanque regional em cada estado. A partir daí, fortalecendo o partido, dando condições para uma candidatura própria”, disse.

“Temos esse nome? Não temos?’. Então iniciamos as conversas. De abril até agosto, quando ocorrem as convenções, o partido vai adotar um posicionamento”, completou.

PROTESTOS - Ainda na entrevista, Bruno Reis disse que o aumento da passagem de ônibus em Salvador, decorrente da alta dos combustíveis, pode causar manifestações como as vistas em 2013. “Eu estou avisando a vocês que ano que vem pode ocorrer aquela cena de dois mil e treze vocês, lembram? As manifestações por causa de um aumento de dez centavos do transporte público e ano que vem vai ser como?”, questionou.

A Petrobras anunciou o reajuste, mais uma vez, dos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras. A alta já havia sido antecipada no domingo pelo presidente Jair Bolsonaro. Durante um evento em Brasília, ele afirmou que “infelizmente, pelos números do preço do petróleo lá fora e do dólar aqui dentro nos próximos dias, a partir de amanhã, infelizmente teremos reajuste do combustível”. Em Salvador, a gasolina já está sendo vendida a R$ 7 em algumas bombas. Tribuna da Bahia