Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, anunciou, nesta última quinta-feira (21), que 10 mil postos de trabalho serão gerados na Bahia, entre empregos diretos e indiretos. Três fábricas da empresa serão instaladas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Em nota, a montadora informou que inicialmente foram anunciadas cinco mil vagas, mas o número dobrou e dois fatores são apontados como fomento aos planos de investimento da BYD no país. São eles:

  • A promulgação da reforma tributária, que vai incentivar a produção automotiva nacional;
  • o cenário econômico positivo do Brasil.

Com os investimentos na Bahia, a BYD pretende tornar o Brasil “reconhecido mundialmente como potência energética e de consumo, além de ser um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico”. A previsão é de que serão investidos R$3 bilhões de reais no complexo de Camaçari.

“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo”, contou, por meio de nota, Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

A assessoria da montadora confirmou que a unidade começou a fazer contratações pontuais para algumas vagas e, em breve, começará processos seletivos para as futuras vagas que serão criadas gradativamente.

A prioridade é valorizar a mão de obra local, o que inclui capacitação e integração entre trabalhadores brasileiros e chineses. Também será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos mais diversos tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando ainda mais oportunidades. As obras de instalação começam em fevereiro de 2024, com a previsão dos primeiros carros ficarem prontos no final do ano que vem. G1