Fotos: Fernando Barbosa - ASCOM/IPAC
Em visita à cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano, na manhã deste sábado (29), o governador Jerônimo Rodrigues, anunciou, entre outras ações, a autorização para a elaboração do projeto de iluminação cênica da Ponte Dom Pedro II. A iniciativa atende a um pedido da comunidade, feito por meio da Carta de Cachoeira, em 25 de junho do ano passado. Além da presença de moradores e autoridades, participaram do ato o secretário de Cultura do Estado (SecultBa), Bruno Monteiro e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada à SecultBa, Marcelo Lemos.
“Autorizamos a implantação do sistema de água para comunidades diversas, também está autorizada a elaboração do projeto da iluminação cênica dessa ponte maravilhosa: Cachoeira – São Félix, e assinei ordem de serviço para que a Conder elabore os projetos de imediato para a construção de encostas, além de pavimentação de estradas para zona rural, serão mais 24 quilômetros de asfalto”, enumerou o governador, lembrando que retorna à Cachoeira pela segunda vez esta semana, depois de participar do ato cívico que é parte dos festejos pela Independência da Bahia, na última terça-feira (25).
Para o secretário Bruno Monteiro, mesmo a sendo um equipamento de responsabilidade da gestão privada, o Governo do Estado autoriza a realização desse projeto por entender a importância da preservação do patrimônio cultural e artístico da Bahia. “Ao anunciarmos esse projeto de requalificação, estamos reafirmando o compromisso do governo com a preservação do nosso patrimônio artístico e cultural, em Cachoeira, no Recôncavo e em toda a Bahia. Esta ponte completa 139 anos no próximo dia 7 de julho e, ao longo dessa história, ela se firmou como importante patrimônio”, afirmou. O secretário ainda citou projetos do município de Cachoeira aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), promovido pelo Governo Federal. “Queremos avançar cada vez mais para que as pessoas tenham seus direitos conquistados e o seu patrimônio cultural preservado”, completou.
A Ponte Dom Pedro II, inaugurada em 1885, é um patrimônio cultural da Bahia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) desde 2002. “A autorização para implantação da iluminação cênica passa pelo reconhecimento sobre a importância desse equipamento, não somente pelo seu passado, mas pelo seu presente. A Ponte Dom Pedro II, além de ser um marco histórico da nossa Bahia, é também de grande importância para o transporte entre as cidades de Cachoeira, São Félix e todo o entorno”, afirmou Marcelo Lemos, diretor geral do IPAC. O equipamento também é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Outras ações do Governo
 
O Governador Jerônimo Rodrigues realizou ainda a entrega de ambulâncias, motocicletas para a Polícia Militar e de certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para comunidades remanescentes, através do Projeto Quilombo Legal. Ainda para o município, Jerônimo inaugurou a Sala Elas à Frente, projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), visitou a Feira Saúde Mais Perto e autorizou novas obras.
*Com informações da Secom
Fotos: Fernando Barbosa – ASCOM/IPAC