Arquivo/BNews

O prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) comentou na manhã desta sexta-feira (3) as ausências do MDB e do Republicanos durante o evento de oficialização da pré-candidatura do ex-prefeito ACM Neto (DEM) ao Governo do Estado da Bahia na última quinta-feira (2).

“Há partidos com outros nomes colocados. Há partidos que estão dialogando com outros pré-candidatos. Cada partido tem o seu tempo e nós teremos a paciência e capacidade de compreender”, disse ao BNews nesta manhã.

Reis explicou que Neto deixou claro que a ocasião de ontem era “uma espécie de evento do União Brasil”, fusão entre DEM e PSL, que deve ser oficializada em fevereiro de 2022.

Assim o lançamento da pré-candidatura do democrata seria uma apresentação do seu nome aos baianos, para só a partir daí, iniciar os diálogos para definições – seja de formação de chapas nas proporcionais ou majoritária.

O evento aconteceu no Centro de Convenções de Salvador na manhã desta quinta. Reis também comentou que todos os protocolos para conter infecções pela Covid19 foram adotados.

“Não era festa, não era show. Não tinha comercialização de comida ou bebida. Atendeu todos os protocolos para eventos daquela natureza. Foi uma preocupação que todos nós tivemos da organização do evento”, avaliou.

Carnaval

Mais cedo, Reis disse que a prefeitura conseguiria organizar o carnaval de 2022 em 30 dias. Perguntado pela reportagem sobre o formato da festa considerando o prazo hipotético, o prefeito respondeu que o formato independe.

“Seja qual for. Hoje a prefeitura dispõe de contratos, e já dispõem de experiência – expertise e know-how – dos últimos anos. Afinal de contas, realizamos oito carnavais. Nossa equipe já está preparada para isso”, garantiu.

“O setor cultural colocava como uma necessidade que pudéssemos tomar uma decisão até o final de novembro. O período coincidiu com a chegada de uma nova variante que trouxe uma série de incertezas e indefinições – no Brasil e no mundo. Não há como tomar essa decisão – e ela não foi tomada – neste momento. Temos que aguardar algumas respostas quanto a essa variante e seguir com calma, avaliando se é possível a realização”, disse.

O prefeito acrescentou também que caso seja possível realizar a festa, mas não nos moldes tradicionais, será avaliado o que é possível ser feito. Nesta manhã, a prefeitura anunciou uma nova estratégia para viabilizar a imunização dos não vacinados.

“Sempre tenho dito que enquanto eu estiver usando as vacinas que tenho disponível, não vou adotar medidas para induzir pessoas a se vacinarem. Estou vindo na conscientização e no diálogo”, concluiu. BNews