A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (23) moções de repúdio aos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, em jogos da liga espanhola.

O atleta foi vítima, no último domingo (21), de ofensas de cunho racista em uma partida do Real Madrid contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha.

As moções são utilizadas para expressar manifestações na Câmara e no Senado.

Para dar maior simbolismo ao ato, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu votar de uma única vez 10 requerimentos apresentados por parlamentares.

“A intenção da Mesa Diretora é reunir todos para que eles tenham, unissonamente, a sua aprovação em conjunto para prestigiar todos os partidos e parlamentares que entendam a defesa universal contra o racismo no mundo”, disse Lira.

Entre as moções aprovadas estão:

  • de repúdio à La Liga e ao presidente da liga espanhola de futebol, Javier Tebas Medrano
  • de repúdio aos torcedores do Valencia
  • de repúdio aos ataques
  • de aplauso ao atleta
  • de solidariedade a Vini Jr.

Há ainda pedidos para o encaminhamento das manifestações “por meio da representação diplomática do Brasil na Espanha”.

Após a aprovação, Lira fez questão de classificar a aprovação, feita de forma simbólica, como “unânime” e parabenizou os deputados.

“Parabenizo as senhoras deputadas e deputados pela postura sempre muito atenta a todas injustiças e tipos de preconceitos”, declarou. G1