A Câmara dos Deputados instalou, na quarta-feira (15), uma Subcomissão Especial para examinar o andamento do programa social Minha Casa Minha Vida no governo de Jair Bolsonaro. Instalada em sessão presidida pelo deputado federal baiano Marcelo Nilo (PSB), o colegiado deve apurar o estágio de obras do programa e os recursos a ele destinados.

O requerimento de criação da subcomissão relembra que, durante a campanha eleitoral, o presidente prometeu rever diretrizes do programa, mas até então não explicou como isso será feito.

Com a mudança da pasta da habitação e das diretrizes governamentais dentro do próprio Ministério que cuidava do Minha Casa Minha Vida, os deputados federais acreditam que o programa precisa de um novo norte e de atenção para que moradias continuem sendo entregues.

De 2015 adiante, a média de imóveis contratados para baixa renda pelo programa federal caiu 86%, quando passou a destinar mais de 90% dos financiamentos às faixas de renda da classe média. O requerimento da comissão foi assinado pelo deputado Adriano do Baldy (PP).