Se o “novo normal” encontra resistência por parte da população em algumas atividades, um exemplo disso, são as campanhas eleitorais em cidades do interior da Bahia durante a pandemia do coronavírus. Desde o início das mudanças aplicadas para conter proliferação da doença, evitar aglomerações é essencial, no entanto, o “calor da emoção” de se manifestar em encontros eleitorais faz cair no esquecimento essa regra.
Desde que as eleições voltaram a ser o foco em meio à pandemia, o BNews tem recebido diversos vídeos com reclamações sobre as aglomerações promovidas por pré-candidatos para vereança e prefeitura, que poderão ser eleitos para representar o povo, no entanto, a preservação da vida não é exatamente a prioridade tendo em vista toda a aglomeração revelada nas imagens.
Por causa disso, nesta quinta-feira (17), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Jatahy Júnior, se reunirá com do governador da Bahia, Rui Costa; com o prefeito de Salvador, ACM Neto; o procurador regional eleitoral, Cláudio Gusmão; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Norma Angélica e o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Prefeito Eures Ribeiro para debater sobre o assunto.
Vale ressaltar que, em junho, a Justiça Eleitoral autorizou os partidos políticos a realizarem convenções partidárias, por meio virtual, com o intuito de respeitar o novo calendário eleitoral, prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, e de atender às recomendações médicas e sanitárias. Por Aline Rios BNews