Clube novo, lesão, eliminações, câncer, gols, acesso e título. Léo Gamalho viveu tudo isso em um ano de Vitória. Como o próprio jogador classificou no gramado do Barradão, a temporada 2023 teve “roteiro de filme”. E para a alegria dele, e dos torcedores rubro-negros, o filme chegou ao fim com final feliz.
Mas com o roteiro resumido em atos antecipou, Léo Gamalho passou por muitos dramas até a música alegre tocar enquanto sobem os créditos na tela. O atacante sofreu lesões musculares e chegou a passar por uma cirurgia no braço após se chocar em uma barreira fixa durante treinamento na Toca do Leão.
E o maior momento de tensão da temporada ainda estava por vir. Em junho o jogador recebeu o diagnóstico de câncer de pele e precisou ser submetido a um procedimento cirúrgico.
Uma coisa, para mim, que eu achei que era o fim. Foi o começo de uma história linda de superação.
— Léo Gamalho, jogador do Vitória
– Toda força que Deus me deu, companheiros, direção. E a torcida que mandou mensagens lindas. Agradecer – completou o jogador, no gramado do Barradão, após ser campeão da Série B.
A “linda história de superação” foi escrita dentro de campo, com importantes gols que ajudaram o Vitória na caminhada rumo ao acesso e título da Série B. Gamalho, inclusive, marcou no jogo decisivo contra o Novorizontino. Ele termina a competição como artilheiro do Leão, com dez bolas na rede.
– Caminhamos de maneira fantástica e histórica. Agradecer a Deus. É um roteiro de filme. Começar daquela maneira, com um dos maiores fiascos da história e terminar com uma das maiores glórias da história do Vitória. Tivemos altos e baixos no ano. Agradeço a Deus. A entrega, a superação – pontuou o jogador, lembrando das eliminações sofridas no primeiro semestre: Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
Futuro
Os gols marcados por Léo Gamalho em 2023 ajudaram ele a alcançar a vice-artilharia histórica da Série B. Com 81 bolas na rede, ele só fica atrás de Zé Carlos, goleador máximo da competição nacional.
Mas a tendência é que o atacante não mantenha perseguição em 2024. Depois de confirmar o acesso com o Vitória, Gamalho relevou que tem contrato renovado para seguir no clube durante o próximo ano e ajudar na campanha da Primeira Divisão.
– Tenho contrato. Contrato renovado e fazer o melhor que puder no clube. Espero corresponder e dar alegrias ao torcedor – disse o atacante.
Léo Gamalho não participou do jogo contra o Sport porque sente dores no joelho desde a partida em Novo Horizonte. A tendência é que o atacante também não entre em campo no próximo sábado, quando o Vitória visita a Chapecoense na última partida da temporada. Globoesporte