A Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) divulgou, nesta última quinta-feira (6), convocação dos candidatos ao concurso da Polícia Civil do Estado para fazer teste de aptidão física (TAF). A atividade será neste  próximo domingo (9), no Estádio de Pituaçu, que fica na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador. Conforme a Saeb, devem comparecer ao local os aprovados na 3ª etapa do certame (exames biomédicos).

 

A convocação, segundo a Secretaria de Segurança, corresponde a quarta etapa do certame para os cargos de delegado, escrivães e investigadores de Polícia. O Teste de Aptidão Física será realizado das 7h às 14h30. Os candidatos devem comparecer ao local com uma hora de antecedência em relação ao horário indicado na convocação e no cartão informativo.

 

Esses dados estão disponível no site da empresa realizadora do concurso e no Portal do Servidor. O teste tem caráter eliminatório e visa avaliar o desempenho físico dos candidatos, que deverá obedecer aos padrões exigidos para os cargos. Os candidatos devem se apresentar vestidos com trajes e calçados apropriados, como calção, shorts ou bermuda térmica; ou agasalho e camiseta; meias e calçando algum tipo de tênis ou sapatilhas. G1.

 

Para o teste de natação, o candidato deverá usar sunga (sexo masculino) e maiô peça única (sexo feminino). A Saeb informou ainda que, conforme estabelecido no item 10.10 do Capítulo 10 do Edital de Abertura de Inscrições (SAEB/01/2018), os candidatos também devem se apresentar portando um documento de identificação. Atrasados não terão acesso ao local do teste, ressaltou a Secretaria.

 

Também não haverá segunda chamada seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato. No local de realização do Teste de Aptidão Física, os candidatos devem assinar o um termo de responsabilidade, além de entregar atestado médico específico, em original, proveniente de órgão de saúde ou de clínica de saúde ou de médico, emitido em período não superior a 30 (trinta) dias a contar da data da aplicação deste TAF.

 

Nele, deverá constar que o candidato está apto para realizar a 4ª Etapa, além de conter local, data, nome e número do CRM do profissional médico que elaborou o atestado, os quais deverão ser apresentados com assinatura e carimbo do médico, conforme Anexo III deste Edital. A próxima fase do concurso está prevista para janeiro, com a realização da 5ª Etapa. São elas: Exame Psicotécnico, dirigidos àqueles candidatos aprovados nos Teste de Aptidão Física (TAF).

 

Promovido pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), a primeira fase do concurso da Polícia Civil da Bahia foi realizada no dia 22 de abril. As provas foram aplicadas na capital baiana em outros 48 locais pelo interior do estado. São oferecidas mil vagas. Segundo a organização, fizeram as provas aproximadamente 38 mil candidatos, com percentual de abstenção de 21,78% – o equivalente a 10.444 faltosos.

 

Das mil vagas ofertadas, 880 foram para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. Os aprovados, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, no valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais.