Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

A derrota para o São Paulo fez o Vitória voltar à zona de rebaixamento, mas tem que ser deixada para trás porque o Rubro-Negro já precisa pensar no Vasco, adversário deste domingo, no Barradão, pela 25ª rodada do Brasileirão. O Leão perdeu Matheusinho, mas saiu do Morumbis com uma nova carta na manga: Carlos Eduardo.

Em entrevista coletiva após a partida, o camisa 96 ganhou elogios do técnico Thiago Carpini, que vê o atacante como uma boa alternativa para ajudar o Vitória na luta contra o rebaixamento. Atualmente, o time baiano é o 17º colocado com 22 pontos.

Em relação ao Carlos vem evoluindo, chegou e teve um tempo para se preparar. Vem evoluindo e agradando. Sabe o potencial e pode nos ajudar”.

— Thiago Carpini

Carlos Eduardo entrou em campo aos 26 minutos da primeira etapa contra o São Paulo, quando o Vitória perdia por 1 a 0. O atacante foi o substituto de Matheusinho, pelo lado direito de ataque, mas repetiu o desempenho abaixo da equipe e só melhorou no segundo tempo.

O atleta passou a atuar pelo lado esquerdo, fez uma boa jogada individual e tornou-se mais participativo. Foi dele, inclusive, o passe para Lucas Esteves antes de o lateral-esquerdo sofrer pênalti convertido por Alerrandro.

Preparação mais longeva

Contratado nesta segunda janela de transferência, Carlos Eduardo teve mais tempo para melhorar a parte física e não foi relacionado no resultado positivo sobre o Palmeiras, na estreia do Vitória no returno. Na época, ao ser apresentado, o atacante projetou estar em campo em uma semana, o que se confirmou no resultado positivo sobre o Cuiabá, pela 21ª rodada.

“Estou melhorando minha parte física. Estive de férias um bom período. Creio que uma semaninha aí já esteja apto a ajudar a equipe e conquistar algumas vitórias”, disse.

Carlos Eduardo foi a escolha de Carpini aos 36 minutos do segundo tempo, no lugar de Osvaldo, quando o jogo já estava 1 a 0 para o Vitória. No jogo seguinte, o atacante voltou a substituir Osvaldo, desta vez aos 14 minutos do segundo tempo do Ba-Vi em que o Leão terminou derrotado.

A terceira partida seguida em que o atacante ganhou minutos foi no empate com o Cruzeiro, pela 23ª rodada: Carlos Eduardo jogou o segundo inteiro em substituição a Alerrandro. O tempo em campo só não foi maior do que no revés para o São Paulo, quando Carlos Eduardo defendeu o Rubro-Negro por 64 minutos.

– Fisicamente chegou a um bom momento e agora é jogo, minutagem para nos ajudar, acredito muito nesse atleta. Assim como o Zé [Hugo], o Edu, coisas boas [do jogo] para serem ressaltadas – complementou Carpini, na última entrevista coletiva.

Evolução de Carlos Eduardo pelo Vitória nos minutos em campo*:

  • Vitória 1 x 0 Cuiabá (21ª rodada) – nove minutos;
  • Bahia 2 x 0 Vitória (22ª rodada) – 31 minutos;
  • Vitória 2 x 2 Cruzeiro (23ª rodada) – 45 minutos;
  • São Paulo 2 x 1 Vitória (24ª rodada) – 64 minutos.

Chance como titular?

Agora Carlos Eduardo aguarda pela primeira oportunidade como titular no Vitória. Processo que deve ser acelerado com a lesão de Matheusinho. A tendência é que o atacante ganhe uma chance no onze inicial contra o Vasco, às 18h30 deste domingo (horário de Brasília), no Barradão. Globoesporte