Foto: Valter Ponte/ Secom Salvador

O coronel Manoel Xavier de Souza Filho, comandante de Operações Policiais Militares da Bahia, cobrou nesta terça-feira (19) da prefeitura de Salvador uma maior celeridade na decisão sobre a realização do Carnaval de 2022. Durante audiência pública na Câmara Municipal dos Vereadores, intitulada “Vamos ter Carnaval?”, o coronel afirmou que as forças policiais precisam saber como será a festa.

“Eu não tenho dúvida que vai ter [a festa de Carnaval em 2022]. A questão é: como será? Essa é a nossa preocupação do ponto de vista da segurança pública”, questiona o coronel Xavier. “Nós temos um grande inimigo hoje que não é apenas da Polícia Militar, mas do Carnaval também: o tempo. Ele conspira contra a realização da festa”, diz.

De acordo com o coronel, 16,5 milhões de pessoas já chegaram a circular pelas ruas da capital baiana durante as festas de verão, incluindo 854 mil turistas. Com isso, 14 mil profissionais são convocados para fazer a segurança dos foliões.

O prefeito Bruno Reis afirmou que uma eventual decisão acerca da realização do Carnaval só será anunciada em dezembro, quando, segundo ele, todo o público-alvo da vacinação contra a Covid já estará imunizado. Segundo o prefeito, a expectativa é que o processo seja concluído até o fim de novembro. Metro1