Duas pessoas foram presas e outra está sendo procurada após uma operação da Polícia Federal (PF) ser deflagrada, nesta sexta-feira (1º), contra o tráfico internacional de drogas no porto de Salvador. As prisões aconteceram nos bairros de Nazaré e Pau Miúdo. Ao todo, oito mandados de prisão e 12 de busca foram cumpridos em cidades da Bahia e São Paulo. Equipes da Polícia Militar também participaram da operação, que foi intitulada de “Descontaminação”.

Além disso, contas bancárias de nove investigados foram bloqueadas pela Justiça Federal. Na ocasião, foram apreendidos carros de luxo, armas, joias, dinheiro e 50 quilos de cocaína, conforme explica Rodrigo Motta, delegado da Polícia Federal. “Com o cumprimento dos mandados, conseguimos apreender cerca de R$ 340 mil, US$ 53 mil e alguns veículos de luxo.” Segundo investigação da PF, os criminosos usavam o porto de Salvador para transportar cocaína para a Europa.

A quadrilha atraía os funcionários do local para que a droga fosse inserida de forma clandestina em contêineres levados em navios. “Eles entravam no porto com a cocaína escondida no fundo de veículos que estariam prestando serviço. Após acessar o local, iam até o contêiner que tinha destino à Europa, quebravam o lacre, colocam a droga e colocavam um novo lacre, que era falsificado por eles aqui em Salvador”, explicou o delegado da PF.

Os envolvidos responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas. A pena pode chegar a 10 anos de prisão. Segundo a PF, as investigações da operação começaram em setembro de 2019. Na época, a polícia e a Receita Federal fizeram seis apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, totalizando 3,5 toneladas da droga. G1