O município de Alagoinhas, localizado no agreste baiano, apresenta 77 casos confirmados da Covid-19, segundo os últimos dados da  Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VIEP), foi confirmado, neste sábado (30), um novo caso positivo por teste RT-PCR. A paciente, do sexo feminino, tem 56 anos e encontra-se internada em hospital privado do município.

Contudo, também analisando os dados da VIEP é possível verificar que os casos aumentaram em mais de 12 vezes após reabertura do comércio no dia 20 de abril. Até este dia, Alagoinhas tinha seis pessoas infectadas e nenhum óbito registrado. Pouco mais de um mês, a curva disparou para o número atual e com duas mortes. Vale destacar que o comércio é uma das principais fonte de renda do município. No dia 15 de maio, a gestão municipal decretou o toque de recolher apenas durante a noite. Confira:

  

Para tentar interromper a cadeia de transmissão, a prefeitura tomou medidas restritivas à circulação de pessoas, e decretou, nesta sexta-feira (29), a antecipação de três feriados municipais – São João (24), Emancipação Municipal (dois de julho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro), além do fechamento do comércio no dia oito de junho. Sendo assim, ficará proibida a abertura de lojas – excetos serviços essenciais como supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, farmácias, com as restrições de horários – nos dias 1º, dois, oito e nove de junho.

Vale destacar que do total de casos positivos registrados, 39 já tiveram cura clínica constatada. A cidade também contabiliza 180 casos descartados por exames, 402 pessoas excluídas do monitoramento e 177 seguem acompanhadas pelas equipes de saúde. De acordo com a SESAU, há 6 pacientes internados: um no Instituto Couto Maia (ICOM) em Salvador, três no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA) e dois no Hospital Regional Dantas Bião (HRDB). Bahia Notícias