O Celular Seguro, aplicativo do governo federal capaz de bloquear telefones roubados em menos de uma hora, chegou a 155 mil cadastros de usuários em menos de 24 horas após o seu lançamento, informou um comunicado do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgado na quarta-feira. Mais de 90 mil celulares foram registrados via site ou aplicativo.
Essa discrepância entre os números se justifica pelo fato de que a plataforma permite que as pessoas se cadastrem sem necessariamente identificar um número de celular, o que pode ser feito posteriormente pelo usuário, que também pode cadastrar quantos dispositivos quiser.
Além disso, a ferramenta já recebeu 735 alertas com pedidos de bloqueio por perda, roubo ou furto de aparelhos. O aplicativo está disponível para iPhone e celulares com sistema Android.
Celular Seguro
O governo federal anunciou ontem o lançamento do Celular Seguro, um aplicativo por meio do qual é possível bloquear dados e aplicativos de aparelhos telefônicos em caso de roubo ou furto.
Embora a iniciativa não substitua o registro da ocorrência na polícia, ela pode ajudar a evitar que as vítimas sofram danos maiores, como perder valores guardados ao ter seus aplicativos financeiros violados. O objetivo é que o cidadão consiga agir rápido para se proteger. O único passo para isso será acionar um botão de emergência na plataforma gov.br.
“Hoje, a vida de toda a sociedade está muito ligada ao telefone celular, que traz acesso a bancos e a outras facilidades. Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas”, afirmou em nota o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli. Informações do Extra