Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A caminhada do time principal do Bahia na temporada 2024 começou com goleada. Na noite desta quarta-feira (24), o Esquadrão aplicou 5×0 no Jacobina, na Fonte Nova, e conquistou a primeira vitória no estadual – o clube usou uma equipe alternativa nos dois primeiros jogos.

Para o técnico Rogério Ceni, o confronto foi importante pela atuação tática da equipe, mas também pelo resultado em si. Ele lembrou que, por conta dos tropeços no início da competição, o Bahia precisa pontuar para não se complicar na briga por uma vaga na semifinal.

“Acho que o resultado é importante, necessitávamos do triunfo, o campeonato é curto. Lógico que temos que relativizar a força de cada equipe e ter pés no chão. Como parte tática, no primeiro tempo executamos o que planejamos. No segundo tempo, com as trocas, bagunçou um pouco a parte tática, mas o jogo já estava definido. Temos que continuar melhorando em posicionamento”, disse o treinador.

Contra o Jacobina, Rogério Ceni escalou os três reforços que tinha à disposição. Jean Lucas, Caio Alexandre e Everton Ribeiro começaram entre os titulares, mas quem ganhou os elogios do treinador foi o volante Rezende. O camisa 5 foi recuado para a defesa e atuou como lateral esquerdo, compondo também a linha de três zagueiros no momento da variação tática.

“Fizemos o primeiro jogo na Inglaterra [ amistoso contra o Blackburn Rovers] e depois treinamos uma semana com Rezende pelo lado esquerdo. Temos que pensar em bola aérea, altura. O Rezende é um jogador que precisa estar em campo, tenho que achar um lugar para ele, ele atua em qualquer função. Deveriam renovar o contrato dele também, tem uma boa bola aérea, posicionamento… tenho que me preocupar em proteger mais um lado para atacar por outro. Vai ter jogo que ele vai jogar de volante, vai jogar de zagueiro, ele vai se adaptar pois é um menino inteligente”, afirmou.

O próximo desafio do Bahia no Campeonato Brasileiro será contra o Bahia de Feira, sábado (27), às 16h, na Arena Cajueiro. Rogério Ceni não descartou fazer mudanças na equipe. “Agora é se preparar, sábado tem um jogo difícil, num campo sintético, temos que ver quem tem condições. Esse jogo é importante, um resultado positivo pode nos deixar em uma situação boa, mas uma derrota pode nos deixar em uma situação difícil em função dos cinco pontos que deixara para trás”, avaliou. Correio da Bahia