Trezentos quilos de lixo foram retirados da praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, no último sábado (18). Cerca de 8.330 itens foram recolhidos do local por 101 voluntários. Entre os itens coletados estão 2.263 tampas, lacres e argolas de garrafas; 1,5 mil copos, talheres e pratos; 1.011 tampas de metal; 780 espetos e varetas; 675 sacos e sacolas; 500 fragmentos de plástico; 300 palitos de picolé e 250 bitucas, guimbas e filtros de cigarro.

A ação faz parte da campanha “O mar não está para plástico”, idealizada pela Rede Mar Brasil e contou com o apoio da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Seccis), da Ouvidoria Geral do Município de Salvador, Marinha do Brasil, Faculdade Unijorge e Mahalo.

De acordo com Marinalva Nunes, presidente da ACEB, a população precisa desenvolver uma consciência ambiental sólida para, a partir dela, mudar atitudes. Segundo ela, a sociedade precisa aprender a reciclar, reutilizar, reduzir o consumo de plástico e, principalmente, passar este conhecimento para as próximas gerações. G1