O sentimento de insegurança na Bahia vem aumentando, conforme mostrou os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. O levantamento apontou que quatro dos cinco municípios do estado está entre os mais violentos do país, não por acaso, a onda de violência vem crescendo nos interiores baianos, sendo Jequié, a cidade com maior taxa de mortes.
O secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, minimizou os elevados dados disposto pelo Anuário e destacou as ações para coibir os crimes organizados no estado. Em entrevista à Rádio Mix, nesta sexta-feira (28), uma das das interferências do setor para reprimir o avanço da criminalidade é o trabalho conjunto das forças de segurança.
“Nós fizemos também uma recuperação grande das forças de segurança, entendendo esse vetor de crescimento das facções interior do estado. Foram criados comandos regionais e centros regionais da Polícia Técnica Civil e da Polícia Militar. A gente continua trabalhando pra o fortalecimento dos três eixos”, comentou Werner.
O chefe da SSP ainda criticou a falta de apoio do Judiciário no combate à violência e defendeu a integração dos Poderes na busca da redução dos indicadores negativos do estado. números da violência no estado.
“A gente entende também que tem que se integrar com os outros [poderes]. A gente vem se integrando ao Ministério Público Judiciário e todas as secretárias dos poderes municipais. Mas, a gente tem tido um caso muito grande de reincidência criminal. […]. Tem que fazer vigilância, mas tem que ter punição. Mas, se essas pessoas continuarem sendo presas e não forem levadas a julgamento, vamos continuar tendo esses crimes reincidentes”, contou. “O legislador tem que entender que algumas pessoas precisam ter essa punição”, criticou.
Apesar das falas brandas do titular da SSP, os casos criminosos continuam em crescente na Bahia. Em Sussuarana, por exemplo, o bairro, situado em Salvador, amanheceu com dois ônibus incendiados nas primeiras horas da manhã. As linhas 0518 – CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas foi interceptado por criminosos que incendiaram o veículo, às 05h30.
Outra ocorrência de vandalismo envolveu um coletivo do Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC) que faz a linha 207 – Itapuã x Narandiba. Ele foi apedrejado também na Av. Ulysses Guimarães por volta das 6h.
Verbas para investimento na segurança
Recentemente, o governo federal destinou cerca de R$ 44,8 milhões para investimentos na Segurança Pública. Conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) nacional, o montante destinou representa 3,87% do valor total do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Questionado sobre o assunto, Werner afirmou que os recursos serão voltados para o reforço do trabalho preventivo da Polícia Militar (PM-BA).
“Existe repasse de recurso para a Segurança Pública, a gente já está fazendo o processos licitatórios para utilização destes recursos que vai reforçar, não só a polícia, mas também o trabalho preventivo. Então, a gente vai adquirir software de inteligência, mais viaturas, mais armamentos, ambulâncias, equipamentos para o corpo de bombeiros e para melhora criminalistas [Polícia Técnica e Civil]. Esses recursos já foram repassados e já estamos trabalhando para adquirir equipamentos de tecnologia para reforçar a segurança pública do nosso estado”, disse. Bahia.Ba