BNews

O governador da Bahia Rui Costa (PT) usou as redes sociais, na noite deste último domingo (9), para se manifestar sobre a troca de mensagens entre procuradores da Operação Lava Jato, em Curitiba, e o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PSL). As conversas foram divulgadas pelo site The Intercept. As conversas tornadas públicas sugerem ainda dúvidas de membros do MPF quanto à denúncia contra Lula no caso do tríplex de Guarujá, sentença que acabou levando o petista à prisão.

“O que o site The Intercept divulgou é muito grave. Provoca profunda indignação. É fundamental que todo o conteúdo seja esclarecido. O Brasil precisa saber toda a verdade. Caso contrário o País continuará sem oferecer segurança Jurídico Institucional, credibilidade e confiança. O Brasil precisa recuperar sua imagem no mundo. Chega de mentir e perseguir. É preciso retomar a credibilidade em nossas instituições”, publicou o governador em seus perfis oficiais no Twitter, Instagram e Facebook.

Segundo a reportagem, mensagens atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol mostram que os dois trocavam colaborações quando integravam a força-tarefa da Lava Jato. Nas conversas privadas, membros da força-tarefa fazem referências a casos como o processo que culminou com a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa do tríplex de Guarujá.

Um outro episódio da Lava Jato abordado na troca de mensagens é o pedido de entrevista com o ex-presidente na prisão barrado na Justiça no ano passado. Segundo conversas reproduzidas pela reportagem, procuradores do MPF envolvidos na Lava Jato reagiram com indignação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a Folha a entrevistar Lula pouco antes do primeiro turno. Bocão News