E a Copa América tem mais um semifinalista confirmado. Após empatar no tempo normal em 0 a 0, o Chile superou a Colômbia em 5 a 4 na cobranças de pênaltis, avançando nestas quartas de final da competição. A partida, disputada na noite desta última sexta-feira, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), contou com dois gols chilenos bem anulados com o auxílio do árbitro de vídeo. Alexis Sánchez fez o gol da classificação na disputa das penalidades.
A partida teve um atraso de 20 minutos para o seu início, autorizado pela Conmebol, por conta do trânsito de São Paulo que fez a seleção do Chile atrasar sua chegada na Arena Corinthians. Com o resultado, o Chile aguarda para a semifinal o vencedor de Uruguai e Peru, que fazem a última quartas de final da Copa América neste sábado. Esta semi está programada para ocorrer na quarta-feira, na Arena do Grêmio. O outro finalista sairá do confronto entre Brasil e Argentina, que duelam na terça-feira, no Mineirão.
VAR EM AÇÃO
Depois de boas campanhas na fase de grupos da Copa América, Colômbia e Chile começaram alternando oportunidades de gol nesta partida de quartas de final. Roger Martínez, a favor dos colombianos, e Aránguiz, pelos chilenos, foram protagonistas destas chances nos primeiros minutos do encontro. Aos 15 minutos, Aránguiz chegou a abrir o marcador para o Chile, mas com o auxílio do vídeo, corretamente, o árbitro Néston Pitana anulou assinalando impedimento de Alexis Sánchez, autor da assistência. Decisão de mais um semifinalista começava a todo vapor.
CENAS LAMENTÁVEIS
No decorrer do primeiro tempo, o Chile foi mostrando uma superioridade técnica, conseguindo aproveitar mais espaços colombianos, levando, consequentemente, um maior perigo ao gol adversário. Os ânimos ficavam cada vez mais acirrados que o duelo acabou tendo cenas lamentáveis aos 31 minutos, quando Mina e Alexis Sánchez se estranharam e o árbitro precisou intervir rapidamente para acalmá-los. Maripán e Arturo Vidal ainda tiveram chances de abrir o placar antes do intervalo, mas o primeiro tempo acabou terminando sem gols.
VAR EM AÇÃO – MAIS UMA VEZ
As seleções mantiveram o ritmo do primeiro tempo na volta para a etapa final. James Rodríguez, pelo lado da Colômbia, e Vargas, pelo lado do Chile, levaram perigo na busca do gol nos minutos iniciais, até que aos 25 minutos o árbitro de vídeo entrou novamente em ação. Alexis Sánchez recebeu na grande área, a bola bateu em Maripan e Arturo Vidal, oportunista, mandou forte e estufou as redes de Ospina. Depois da consulta ao vídeo, corretamente, o árbitro viu que a bola bateu na mão de Marinpan antes da finalização de Vidal e anulou outro gol do Chile no jogo.
EMOÇÃO NOS PÊNALTIS
O jogo acabou terminando no tempo normal no empate sem gols – o que acabou levando a disputa da vaga na semifinal para as penalidades. E a festa ficou para os torcedores do Chile, vencendo a cobrança de pênaltis por 5 a 4. James Rodríguez, Cardona, Cuadrado e Mina converteram para a Colômbia – Tesillo errou, mandando para fora. Arturo Vidal, Vargas, Pulgar, Aránguiz e Alexis Sánchez converteram para o Chile. Termina a Copa América para os colombianos e os chilenos avançam, fazendo jus ao desempenho apresentado no tempo regulamentar. Informações do Lance