Circulando por mais de 20 municípios durante o feriadão, em campanha pelos aliados, João Leão (PP), vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, anunciou no último sábado em Tancredo Neves, onde foi apoiar o prefeito Toin do Bó (PP): dia 20 de novembro o start da ponte Salvador-Itaparica será dado.

A agenda da ponte atrasou por conta da pandemia. O contrato deveria ter sido assinado em fevereiro e as obras no mar, com uma frente na direção Salvador-Itaparica e outra no sentido oposto, tinham início previsto para janeiro próximo. A Covid travou os voos para a China.

— Nesse período da pandemia, os chineses deixaram aqui 17 técnicos, que passaram o tempo todo estudando. Uma das conclusões é a de mudar um pouco o traçado original, um desvio de uns 100 metros. Isso reduz a profundidade de 60 para 40 metros.

Preparação

Segundo Leão, da assinatura do contrato até o início das obras, ainda há uma série de ações preliminares, como a montagem de galpões para fabricação de pilares e fundações. A previsão agora que o início seja no fim de 2021.

Diz Leão que hoje terá uma reunião com Rui Costa para tratar do Fundo Garantidor, a parte de R$ 1,5 bilhão que cabe ao governo baiano.

A ponte Salvador-Itaparica integra o projeto Sistema Viário do Oeste, o SVO, um complexo que interconecta o litoral baiano. Com o Porto Sul e a Fiol formam o eixo do redesenho econômico da Bahia. E será que agora vai? (Bahia.Ba)