Seis pessoas da mesma família foram mortas a tiros nesta quinta (5). A chacina aconteceu em Jequié, cidade mais violenta do Brasil, segundo dados divulgados em julho deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O ranking leva em consideração os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes.
Segundo a Polícia Civil, entre os mortos estão uma criança de 5 anos, um idoso e uma gestante de nove meses. As vítimas faziam parte de uma comunidade cigana. De acordo com o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Jequié tem taxa de 88,8 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes.
O dado leva em conta homicídios dolosos (incluindo feminicídios, que são homicídios qualificados); lesões corporais que terminam com a morte da vítima; latrocínios, que é quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído; mortes de policiais e assassinatos cometidos por policiais. Por coincidência, Jequié é a cidade onde morava atualmente o médico ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, morto a tiros em um quiosque no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira.
Apesar do índice alto na taxa de mortes violentas, Jequié nem figura na lista das 10 maiores cidades baianas, com base no Censo 2022, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dela, outras 11 cidades baianas estão no ranking, fazendo a Bahia ser o local que mais aparece na lista. Ainda de acordo com o fórum, a Bahia registrou 6.659 mortes violentas intencionais em 2022. Os dados colocam o estado como líder no ranking nacional. G1