Agência Brasil

Duas cidades na Bahia registraram queda de temperatura, atingindo 10°C nas últimas 24 horas. Delfino, localizada no centro-norte baiano, marcou 10,2°C, e Vitória da Conquista, no sudoeste, registrou 10,5°C. Com esses valores, esses municípios foram os mais frios das regiões Norte e Nordeste na quarta-feira (3), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O frio intenso faz parte da previsão para algumas regiões da Bahia durante o inverno. Especialistas estimam que até o fim da estação, em 22 de setembro, outras cidades também devem enfrentar quedas de temperatura, especialmente nas regiões centro-sul e oeste, como Luís Eduardo Magalhães.

Além das baixas temperaturas, há um aviso de baixa umidade em cidades do centro-sul, extremo oeste e Vale São-Franciscano da Bahia. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, enquanto o normal é 60%. Esta situação apresenta um risco baixo para incêndios florestais e para a saúde.

As recomendações incluem beber bastante líquido, evitar esforço físico durante as horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. No Brasil, as cidades que registraram as menores temperaturas foram Colombo (PR) com 2,4°C, General Carneiro (PR) com 3°C, e São Mateus do Sul (PR) com 3,5°C. Bahia.Ba