Foto: Getty Images

Pesquisadores europeus constataram que o tratamento antirretroviral pode prevenir a transmissão sexual do vírus HIV. A partir de estudo com quase mil casais de homens gays, em que um deles era portador do vírus HIV e tomava os medicamentos, e que fizeram sexo sem preservativos.

Os casos chamados “sorodiferentes”, em que um membro é soropositivo e outro soronegativo, foram acompanhados durante oito anos e os pesquisadores não encontraram casos de transmissão do HIV. O estudo foi publicado na revista médica “The Lancet” na quinta-feira (2).

Os cientistas responsáveis apontaram que o estudo comprovou que o uso da terapia antirretroviral para suprimir o vírus causador da aids a níveis indetectáveis também significa que este não consegue mais ser transmitido via sexo. Segundo o G1, ao longo dos oito anos de pesquisa, os casais fizeram sexo sem camisinha mais de 76 mil vezes.

“Nossas descobertas fornecem evidências conclusivas para homens gays de que o risco de transmissão do HIV com terapia antirretroviral supressiva é zero”, disse a professora Alison Rodger, da University College London e coautora da pesquisa.