Divulgação

Cinco atos com aglomerações nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Lençóis, Poções e Varzedo, na Bahia, na terça-feira (3), foram encerrados após decisões judiciais. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), ações foram tomadas após denúncias feitas pelo Disque-Aglomeração. Segundo informações do TRE-BA, na 59ª Zona Eleitoral (ZE), em Poções, no sudoeste baiano, o PC do B promoveu carreata e passeata, reunindo centenas de pessoas sem máscaras e sem distanciamento social.

Fatos semelhantes, de acordo com o órgão eleitoral, também ocorreram na 61º ZE, em Cocos, na Bacia do Rio Corrente, onde o candidato Dr. Marcelo, do PL, realizou comício, provocando aglomeração e na 56º ZE, em Varzedo, no recôncavo da Bahia, onde, além da campanha do candidato Ariecílio, do PSC, desobedecer normas sanitárias, promoveu propaganda irregular com um “paredão”.

Em todos os casos, a coordenadora do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020, juíza Isabella Lago, acionou autoridades policiais para regularizar os eventos, conforme as regras sanitárias estipuladas. Os outros dois casos aconteceram nas cidades de Lençóis e Bom Jesus da Lapa. O Tribunal de Regional Eleitoral (TRE-BA) informou que após denúncia de que a programação do PSD da cidade de Lençóis era, conforme prints de publicações em redes sociais digitais, “colocar 2.500 pessoas na Praça do Banco do Brasil”.

Com isso, a juíza da 89º ZE, na Chapada Diamantina, determinou a notificação da legenda, da coligação e do candidato para que não realizassem o evento. A mesma medida foi adotada em Bom Jesus da Lapa, na 71º ZE, no Velho Chico, onde circulou convite, do candidato Fábio Nunes, do PSD, para reunir mais de 1.600 pessoas no Conjunto Habitacional Primavera, em caminhada, no próximo sábado (7).

Disque Aglomeração

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou no sábado (31), o Disque-Aglomeração, canal exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000. Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia. G1