© Arte/EBC

O governo federal divulgou as imagens dos cartões de resposta dos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos concursos. Para acessá-las, o participante deve entrar a mesma página onde fez a inscrição: cpnu.cesgranrio.org.br/login, onde será necessário fazer login no portal gov.br (também conhecido como “sistema Gov”) e clicar na Área do Candidato.

Cada candidato terá acesso somente ao seu próprio cartão de resposta, ressalta o Ministério da Gestão, e, com ele, poderá lembrar exatamente o que preencheu no gabarito das questões de múltipla escolha.

A imagem digital da prova discursiva, ou seja, da parte escrita da avaliação, será disponibilizada no dia 8 de outubro, assim como as notas (final, no caso da parte de múltipla escolha, e preliminar, para a discursiva). Então, os candidatos terão dois dias para entrar com pedidos de recurso para revisão das notas da prova escrita.

“A digitalização garante que todos os registros serão preservados de forma adequada e que o acesso às informações estará assegurado”, diz o ministério. No dia 8 de outubro, também será feita a convocação dos participantes selecionados para o envio de títulos (pós-graduação, mestrado, doutorado), uma etapa que ajuda a compor as notas em alguns cargos.

Depois, até o começo de novembro, candidatos que concorrem à reserva de vagas (pessoas negras, indígenas e com deficiência) serão chamados para procedimentos de verificação. A divulgação do resultado final está prevista para 21 de novembro, e a convocação para posse vai começar em janeiro de 2025. G1