O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), pode sair como candidato a deputado estadual na eleição do próximo ano. A informação foi publicada inicialmente pelo site Política Livre. O Bahia Notícias apurou que isto faria parte de um acordo para ele ser presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e, depois disso, se aposentar.
Por outro lado, Leão manteria o apoio ao PT, que no ano que vem terá o senador Jaques Wagner (PT) como candidato ao governo do estado. Isto também manteria o apoio do seu filho, Cacá Leão (PP), que tentará reeleição como deputado federal. Atualmente, além de vice-governador, João Leão é secretário de Planejamento (Seplan).
RESPOSTA
O secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, entrou em contato com o Bahia Notícias e desmentiu a informação. Segundo o dirigente da sigla, o objetivo principal é que Leão seja candidato ao governo do estado pela base aliada.
“Esse é o desejo, que é natural em qualquer partido político. A todo momento ouço pessoas do PSD colocar o nome de Otto como um nome importante no processo de maior rodízio dentro da base aliada, da mesma forma o PP apresenta o nome de Leão. O que nós gostaríamos é que ele fosse o candidato de toda a base aliada”, explicou. Segundo Ribeiro, “não há oposição aos nomes de Wagner e de Otto”, mas ele reitera que, no momento, não tem nenhuma discussão encaminhada no sentido.
“Nenhum demérito a ser deputado estadual ou federal, até porque ele já passou por isso. O que existe é isso hoje. Não sei a quem interessa essa fake news. Evidente que, se nós estamos dentro de uma base, ajudamos a ganhar, temos o vice, temos naturalmente um pleito. No entanto, como partido da base aliada vamos discutir e avaliar cada situação”, completou. Atualmente, o pré-candidato ao governo do estado pelo PT, principal partido da base aliada, é o senador Jaques Wagner. (BN)