EC Bahia

A expulsão de Ronaldo contra o CSA, partida que o Bahia venceu por 2 a 1 e encerrou um período de nove rodadas em jejum, impede que o técnico Roger Machado repita a equipe contra o Vasco, partida marcada para esta quinta-feira, na Arena Fonte Nova. Isso é um problema para o treinador, porque as opções para manter a estrutura do time são escassas.

O jogador que se encaixa no desenho da equipe, com um tripé no meio-campo, é João Pedro, que havia ganhado a vaga de Nino na lateral. E é justamente ele quem deve fazer a função contra o Gigante da Colina, como Roger adiantou em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira.

– João é uma alternativa. A gente não tem muitas, se precisar manter os três médios por dentro. Como foi contra o Goiás, que o João fez um belo gol. É uma alternativa e é bem provável que possa acontecer – afirmou.

O triunfo contra o CSA deu ao Bahia a possibilidade de continuar sonhando com uma vaga na Libertadores, ainda que remotamente – são 2,2% de chances, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para Roger, o resultado foi importante para restabelecer a confiança do grupo, que ainda pode atingir a melhor campanha do Bahia na era dos pontos corridos.

– Naquele jogo contra o CSA, no último domingo, deixamos para trás o momento de instabilidade, que durou mais do que a gente gostaria. Pensado no jogo como um elemento de decisão, porque era decisivo – a gente até ficou com um jogador a menos, que eu quebro a cabeça para montar a equipe amanhã – nos deu um otimismo, porque com resultados combinados, a gente vive essa expectativa, embora remota. O que nos motiva é terminar o ano bem, fazer a melhor campanha na história dos pontos corridos. Se isso acontecer, com os resultados paralelos ajudando, a gente pode pensar em alguma coisa. É o resgate da confiança e a possibilidade de fazer em casa, diante do torcedor, a gente deixar uma boa imagem dentro de casa – disse.

– Confiança foi, se não plenamente, completamente restabelecida. Torcedor tem razão de estar frustrado e foi paciente. A tolerância foi o que fez acabar com a instabilidade. É lidar com esse momento com a mesma serenidade dos momentos de expectativa positiva. A partida entre Bahia e Vasco está marcada para 19h15. O Tricolor tem 48 pontos, um a mais que a equipe carioca, e ocupa a 11ª colocação. Globoesporte