A demanda por bolsas de sangue nos bancos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) aumentou no período dos festejos juninos, contudo, o estoque está baixo. Por isso, o diretor geral do órgão, Luiz Catto, fez um apelo à população baiana, na manhã desta segunda-feira (27).

“Precisamos repor esses estoques, para que a gente possa continuar dando segurança às demandas transfusionais da nossa região. Após um período prolongado, como esse de feriado, a gente tem alguns tipos de sangue, principalmente O+ e O-, que estão com o estoque abaixo do desejado”, disse.

Segundo ele, essa situação acontece por causa dos acidentes nas estradas e do número de pessoas que sofrem queimaduras. Nesta manhã, os demais tipos de sangue apresentam situação estável, exceto o “O+” e “0-“.

Apesar da baixa considerável nos estoques desses dois tipos de sangue, o diretor avalia que no mês de junho a fundação recebeu muitas doações. “Foi um mês onde a gente conseguiu manter os estoques, graças a colaboração de todos os doadores da Bahia. Foi importante para nós”, destacou.

O atendimento nas unidades da Hemoba são realizados através de demanda espontânea, por ordem de chegada. Quem preferir, pode visita a uma unidade de coleta através da internet. Doações em grupo devem ser agendadas através de telefone e e-mail, nos seguintes contatos? (71) 3116-5643 / [email protected] .

Para doar, sangue, é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. ( Baixe aqui o formulário de autorização de doação para menor de idade);
  • Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
  • Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

O Hemoba alerta que pessoas que tomaram vacinas contra gripe ou Covid-19 (imunizante Coronavac) devem aguardar 28 horas para realizar a doação. Para os demais imunizantes contra o coronavírus, é necessário esperar sete dias. Veja outras recomendações neste linkG1