Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

O secretário de Comunicação do governo da Bahia, André Curvello, deve ser o novo responsável pelo marketing da campanha de Jerônimo Rodrigues (PT). Interlocutores ligados à cúpula do PT baiano afirmaram ao Bahia Notícias, sob a condição de anonimato, que há 90% de chances do jornalista ser o responsável pela campanha governista.

A vaga de “marqueteiro” da campanha de Jerônimo surgiu após o publicitário Sidônio Palmeira, sócio-proprietário da agência Leiaute, ser contratado como o novo nome forte da campanha à presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tem 90% de chances de ser André Curvello”, garantiu uma liderança petista. Uma outra fonte, ligada à Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), também já havia indicado que esse seria o caminho de Curvello. “André Curvello sairá do cargo, para ser um dos coordenadores da campanha”, afirmou.

Procurado pelo BN na última segunda-feira (2), o secretário estadual de Comunicação negou que houvesse conversas para que ele assumisse a campanha de Jerônimo. Ele afirmou que estava focado na pasta, para garantir que o governo Rui Costa (PT) cumprisse todas as regras eleitorais relativas a propaganda.

“Essa história não existe. Ninguém me procurou para tratar desse tema. Eu sou um soldado de Rui Costa e meus planos são de ajudar o governo a cumprir toda a legislação eleitoral nesse período de campanha. Por enquanto, não fui convocado para nada relativo à campanha de Jerônimo”, disse o titular da Secretaria de Comunicação (Secom). O Bahia Notícias voltou a procurar Curvello na noite desta quarta (4), mas o secretário não atendeu nem retornou as ligações.

RESISTÊNCIA INTERNA

Os outros 10% de chances são provocados pelo que a liderança petista procurada pelo BN chamou de “guerrinha”. Apesar da preferência da maioria dos manda-chuvas do governo, incluindo Rui, ser por Curvello, o nome do secretário não é unanimidade no grupo governista.

A Leiaute ainda deseja indicar o substituto de Sidônio na campanha petista, mas enfrenta resistência do núcleo duro de Rui Costa, que deseja um nome mais próximo a ele no comando do marketing de Jerônimo.

Sidônio e a Leiaute foram os grandes responsáveis pelas campanhas vitoriosas de Jaques Wagner (PT), em 2006 e 2010, e de Rui Costa, em 2014 e 2018. Naturalmente, esperavam ter a prioridade na indicação do marqueteiro de Jerônimo.

Por outro lado, Curvello é o secretário da Comunicação do estado desde 2015. Jornalista de formação, é proprietário da agência AC Comunicação e também já esteve na liderança da Secom de Feira de Santana entre 1993 e 1994, quando João Durval era prefeito da cidade. Tempos depois, cuidou da área de comunicação do filho do ex-senador, João Henrique, na parte final do mandato dele na prefeitura de Salvador. (Bahia Notícias)